alerta

Contribuintes são vítimas de fraude na restituição do Imposto de Renda em Santa Maria

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) /

Ao menos duas pessoas de Santa Maria foram lesadas em uma fraude na hora de resgatar a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. O golpe consiste no uso de contas correntes de bancos digitais para receber o dinheiro.

Segundo a Receita Federal, o crime ocorre quando o contribuinte declara uma conta errada, ou inexistente, para receber a restituição. Nesses casos, o dinheiro é automaticamente depositado no Banco do Brasil aguardando o resgate pelo contribuinte.

Pelo site do BB, é possível informar o CPF e o valor a receber para pedir a transferência do dinheiro para uma conta de outro banco.

Chuva, granizo e ventania que chegou a 107km/h causam transtornos na Região Central

A partir disso, o criminoso, por meio da internet, criava uma conta fraudulenta em nome do contribuinte em um banco digital, como o Nubank ou PicPay, por exemplo. Com o CPF do contribuinte, o dinheiro era transferido para a conta do golpista.

Quando a Receita soube do primeiro caso, entrou em contato com o Banco do Brasil, que desativou os canais digitais de atendimento, mantendo apenas as unidades presenciais nas agências dos bancos.

No dia 30 de junho, o reagendamento foi restabelecido nos canais digitais, mas sem permitir que o contribuinte indique contas digitais para depósito. É possível pedir a transferência a da restituição apenas para bancos físicos, como Bradesco, Itaú, entre outros.

Rede de iluminação da Travessia Urbana já foi furtada mais de 10 vezes

Medidas 

O serviço também foi alterado para obrigar o preenchimento do valor da restituição com juros, informações que, obrigatoriamente, devem ser obtidas no e-Cac, na internet.

A orientação é que o contribuinte vítima de fraude registre ocorrência policial relativa à abertura fraudulenta da conta e protocole dossiê no e-Cac comunicando a fraude. Dentro do e-Cac deve ir em "Solicitar abertura de Dossiê", área de concentração "Declarações e Escriturações" e serviço "Comunicar Fraude na Abertura de Conta para Recebimento de Restituição de Imposto de Renda (IRPF)".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trabalhadores nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial Anterior

Trabalhadores nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial

Próximo

Mega-Sena pode pagar R$ 34 milhões neste sábado

Economia